Connect with us

Sociedade

Estudantes morrem durante aulas práticas de natação no Ramiros

Published

on

Três alunos da Escola Técnica de Formação de Pescas (Cefopescas) morreram afogados durante uma aula prática, na passada sexta-feira, 05, no Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, em Luanda.

O porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros de Luanda, Félix Domingos, disse que uma das vítimas, no caso do sexo feminino, chegou a ser resgatada com vida, mas minutos depois sucumbiu na sexta-feira, ao passo que os corpos dos outros dois jovens foram removidos apenas no sábado.

“O incidente ocorreu por negligência da escola, ao autorizar a realização de aulas práticas no mar sem o sistema de segurança para a protecção dos estudantes”, disse.

“Não se entende essa atitude da instituição, uma vez que no interior da mesma funcionam a Polícia Nacional e os Bombeiros, que poderiam auxiliar no processo e garantir a segurança dos alunos, mas nenhum desses serviços foi comunicado pela escola e o pior aconteceu”, lamentou.

Informações a que o Correio da Kianda teve acesso, no sábado, davam conta de que os alunos terão aproveitado a distribuição do corpo docente para fazer mergulhos, sem a orientação destes.

A Escola de Formação de Pescas (Cefopescas), localizada no distrito dos Ramiros, em Luanda, foi inaugurado em 2020, tem actualmente mais de 300 alunos no sistema de regime interno e uma média de mil estudantes externos.

O instituto, de nível médio, tem capacidade para 1.836 estudantes, distribuídos em três turnos, o que permite a realização de todas as operações exigidas em barcos de pesca profissionais, controlo da navegação, organização e execução das actividades de extracção, conservação de pescado ou domínio do sistema de propulsão da embarcação.