Connect with us

Sociedade

Estudantes dos 6 aos 15 anos terão viagens gratuitas nos transportes públicos

Published

on

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) emitiu um comunicado esta segunda-feira, 20, a informar que os estudantes dos 06 aos 15 anos, com frequência até a 9ª classe, beneficiam de até 60 viagens gratuitas por mês nos transportes públicos.

Segundo comunicado da ENBI, o “Governo atribuiu um benefício aos estudantes de modo a facilitar a mobilidade dos mesmos no trajecto de casa para a escola e da escola para casa”.

“Esta medida surge para aliviar as despesas das famílias bem como garantir a segurança e a mobilidade nos transportes públicos”, diz o documento.

De recordar que ontem, o Movimento Nacional de Estudantes Angolanos (MEA) mostrou-se contra a actual tarifa de 150 kwanzas determinada pelo Governo, para as viagens nos transportes públicos.

Em nota, chegada ao Correio da Kianda, advertiu que essa nova tarifa condiciona a formação dos jovens angolanos que dependem de transporte público no trajecto entre a casa e a escola.

De acordo com a Empresa Nacional de Bilhética Integrada “é dever do Estado garantir e promover as condições necessárias para tornar gratuita a frequência da classe de Iniciação e o Iº Ciclo do Ensino Secundário, bem como o transporte, nas instituições públicas de ensino”.

Assim sendo, “os estudantes beneficiários deverão adquirir o passe social que serão apresentados durante as viagens”, encerra o comunicado.

Nova tarifa nos transportes públicos condiciona formação dos jovens angolanos – MEA