Connect with us

Economia

Estreante domina a lista das mulheres mais ricas do mundo

Published

on

Françoise Bettencourt Meyers, apesar de se estrear no ‘ranking’ da Forbes há poucos meses, já é a segunda mais bem cotada na lista das mulheres mais ricas do mundo, sendo superada somente pela herdeira da Walmart, Alice Walton.

A nova herdeira da L’Oréal, Françoise Bettencourt Meyers, entra directamente como uma das mais ricas na estrita lista de multimilionárias da Forbes, em 2018, ostentando uma riqueza avaliada em 42,2 mil milhões de dólares.

Mesmo ao nível das já consideradas ‘veteranas’ no ‘ranking’ da Forbes, Françoise Bettencourt Meyers figura em segundo lugar, ficando somente atrás de Alice Walton, que possui uma fortuna avaliada em 46 mil milhões de dólares.

Herdeira da Walmart, Alice Walton chega ao título de mulher mais rica do mundo, após a morte da herdeira da L’Oreal, Liliane Bettencourt – mãe de Françoise Bettencourt Meyers –, ocorrida em Setembro de 2017, aos 94 anos.

Filha única de Liliane, Françoise Bettencourt Meyers é agora detentora de um património que supera o que a sua mãe tinha há um ano, mas ainda tímido se comparado aos ganhos da herdeira da Walmart. A fortuna de Françoise Meyers tem como base a sua participação de 33% na ‘gigante’ dos cosméticos.

Neta do fundador da L’Oréal, Bettencourt Meyers, Françoise já liderava a propriedade da empresa por via da sua participação accionista, bem como a do seu marido e dos dois filhos. É ainda autora de três livros, incluindo um sobre mitologia grega.

O avô, Eugene Schueller, fundou a antecessora da L’Oreal em 1909, dois anos depois que o jovem químico começou a criar tinturas para cabelos com a marca Oréal.

Sob a sua liderança, vendia tinturas a cabeleireiros parisienses de uma marca conhecida. Mas depois, Eugene Schueller passou a participação para a filha Liliane, que entrou na empresa como aprendiz, quando tinha apenas 15 anos e foi ela que acabou por constituir a fortuna da família.

OS SEGUIDORES

Entre os estreantes, na lista da Forbes, os ganhos de Françoise Bettencourt Meyers superam, em grande medida, os seus mais próximos seguidores. O alemão Alexander Otto, com uma fortuna avaliada em 11,8 mil milhões de dólares, aparece em segundo lugar no ‘ranking’.

Alexander Otto é o filho mais novo do fundador do grupo Otto. Com sede em Hamburgo, na Alemanha, o grupo actua numa série de sectores, entre os quais o ‘e-commerce’, logística e prestação de serviços.

Já Wu Shaoxun, um fornecedor de licor chinês, surge em terceiro lugar, com um património estimado em sete mil milhões de dólares.

A lista da Forbes inclui ainda outros estreantes, sendo de destacar o espanhol Alberto Palatchi, com uma fortuna avaliada em 1,1 mil milhões de dólares. Para integrar o ‘ranking’ da Forbes, o milionário espanhol vendeu, em Outubro, 90% da empresa de vestidos de noiva Pronovias, fundada pelo pai em 1922, por estimados 655 milhões de dólares.

Outro estreante é o suíço Thomas Flohr, que possui uma riqueza estimada em 2,3 mil milhões de dólares. O seu grande salto para o mundo dos multimilionários iniciou-se com a fundação da Vista Jet, uma empresa de aviação privada de luxo, líder mundial e operadora exclusiva de aeronaves executivas da Bombardier.

Da lista, constam ainda os norte-americanos Niraj Shah e Steve Conine, cujos patrimónios estão calculados em 1,6 mil milhões de dólares cada um. Ambos são co-fundadores da retalhista online de artigos para casa Wayfair.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *