Connect with us

País

Estrada Nacional 230 entre Malanje e Saurimo na prioridade do Governo

Published

on

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, afirmou esta segunda-feira, no Cuanza Norte, que a recuperação do troço da Estrada Nacional 230 que liga aquela província à vizinha Lunda Sul, consta da sua agenda de prioridade de recuperação.

O governante, que cumpre uma agenda de trabalho de cinco dias naquela região do país, afirmou à imprensa, que definiu 10 lotes do troço Malanje-Saurimo, no top da prioridade.

No âmbito das suas visitas mensais à região leste do País, o ministro Carlos Alberto dos Santos, efectua desde esta segunda-feira, 17, visitas às províncias do Cuanza Norte, Malanje e Lunda Sul, para constatar o estado da Estrada Nacional 230. Até ao dia 21, o ministro vai percorrer por estrada várias localidades com vista a aferir o grau de execução física da principal infraestrutura rodoviária do país.

“As estradas de terra constituem-se como prioridade no estímulo que se pretende dar à economia nacional. É preciso tornar acessível as zonas com potencial agrícola e não só, garantindo o escoamento da produção. Os troços prioritários serão definidos pelo Governo Provincial, e deverão observar programas de manutenção e conservação”, concluiu.

Com o ministro uma delegação viaja ao norte e leste do país para abordar com os autoridades locais outros temas, como projectos habitacionais em curso, empreitadas de contenção e estabilização de ravinas, igualmente em curso, bem como uma abordagem à problemática dos edifícios em mau estado de conservação.

Constam da delegação ministerial órgãos como a Direcção Nacional de Obras de Emergência; Direcção Nacional de Edifícios e Monumentos; Instituto de Estradas de Angola; Fundo Rodoviário e Obras de Emergência e Fundo de Fomento Habitacional.