Connect with us

Politica

“Estou contigo e não te largo”, escreveu Sapiñala após exoneração de Nelito Ekuikui

Published

on

Após o vazamento, nesta segunda-feira, 01, de uma suposta lista de nomeações e exonerações dos secretários provinciais da UNITA, a concretização já tem se feito sentir com a exoneração esta noite de Nelito da Costa Ekuikui, um dos principais mobilizadores do “Galo Negro”, que ocupava o cargo de Secretário do Partido em Luanda.

Numa publicação nas redes sociais, Nelito Ekuikui confirmou o facto, sem contudo, indicar se terá sido indicado para outro cargo, mas disponibilizou-se a continuar a actuar para o bem do maior partido da oposição.

“Continuarei servindo o país e o partido de várias maneiras, em várias frentes, os cargos não devem nunca ser eternos, pelo contrário, deve existir dinâmicas e rotatividades”, defendeu.

Na tentativa de acalmar os ânimos, Nelito Ekuikui, escreveu estar agradecido “profundamente ao presidente Samakuva pela sábia escolha, de nos ter indicado a este cargo, e também agradecemos ao presidente por ter notado que, para o momento, outra pessoa deve servir”.

Nelito da Costa Ekuikui estava em Benguela, onde participou na Catumbela, de um acto de massa com Adriano Abel Sapiñala, outro nome que consta na lista entre as próximas exonerações.

“Estou contigo e não te largo”, escreveu o cabeça-de-lista da UNITA em Benguela.

Antes da exoneração de Nelito, Adriano Sapiñala, em reação ao Correio da Kianda, falou sobre a sua possível exoneração e provável nomeação para o Namibe. Disse que não tem conhecimento do assunto, e confirmou que viajava de Benguela para Luanda, onde realizou neste fim-de-semana, um acto de massa no município da Catumbela.

Adriano Abel Sapiñala foi nomeado a secretário provincial da UNITA desde Fevereiro deste ano, vindo da província do Cuando Cubango, onde igualmente ocupou o mesmo cargo. É dos políticos mais notáveis do “galinheiro”, e em menos de um ano, conseguiu reduzir o espaço político do partido no poder, e melhorar a opinião pública sobre a UNITA nas terras das acácias rubras.