Connect with us

Desporto

“Estatuto amador” da modalidade impede disputa da Liga Angolana de Futebol este ano

Published

on

A Liga Angolana de Futebol (LAF) não vai ser disputada, a partir deste ano, como é intenção da Associação Nacional dos Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF), devido o estatuto amador da modalidade rainha no país.

A decisão saiu da Assembleia Geral Ordinária da FAF, realizada, ontem, na cidade do Cuito, Bié.

O conclave de apenas um dia aprovou, por unanimidade, a Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) como novo membro do órgão federativo nacional, e não foi discutido a realização, a partir da nova época, de um liga de futebol.

Na assembleia, foram aprovados os oito pontos agendados, nomeadamente apresentação e aprovação do plano de actividades de 2023/2024, apresentação e aprovação do Orçamento 2023/2024, admissão da ANCAF à FAF e alteração dos moldes de disputa da prova de apuramento ao Girabola.

José Neves, director de competição da FAF, afirmou que e pretensão do órgão federativo, alterar os moldes de disputa da II Divisão. A prova poderá ser realizada em duas séries com o máximo de dez equipas cada. Os primeiros quatro classificados de cada grupo passam para as meias-finais e disputam os dois primeiros lugares da prova”, disse.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.