Connect with us

Politica

Primeira estátua de Agostinho Neto no exterior apresentada em Belgrado

Published

on

No âmbito das celebrações inerentes ao Centenário do Dr. António Agostinho Neto, uma delegação chefiada pelo ministro do Interior, Eugênio Laborinho, visitou a República da Servia, para entre outras acções, testemunhar o Acto de Apresentação da primeira estátua do Dr. António Agostinho Neto, no exterior, esculpida pela artista Servia, Katarina Tripkovic, que será descerrada nos próximos meses na Avenida com o seu nome, situada na cidade de Belgrado.

Integrou ainda a delegação, a Dra. Esmeralda da Mendonça, Secretária de Estado das Relações Exteriores, o Sr. Amarildo da Conceição, Administrador da FAAN, o Dr. Wilson Martinho, pelo MAT, bem como demais funcionários seniores, ligados às instituições acima referenciadas.

As honras da casa foram da responsabilidade do Embaixador de Angola, na República da Servia, o Dr. Alcino Isata, que conduziu a delegação, para as demais actividades constantes no programa geral.

O acto de apresentação, realizou-se a 17 de Novembro de 2022, defronte ao edifício-sede da Assembleia da Cidade de Belgrado, na presença do seu presidente, o Dr. Nikola Nikodijevic, e contou com a presença de estudantes angolanos naquele país, membros da Missão Diplomática de Angola e da Chancelaria Militar, membros do Corpo Diplomático e altos funcionários servios.

Findo este primeiro acto, a delegação e os convidados presentes, dirigiram-se à Empresa de Correios de Belgrado, onde foram lançados 2.500 selos, em homenagem ao centésimo aniversário natalício do Fundador da Nação.

Este segundo acto, tal como o primeiro, contou com a intervenção, do ministro do Interior da República de Angola, bem como do Director do Museu dos Correios (PTT Muzeja), Marko Jelic, que conduziu os presentes para uma visita guiada, a exposição permanente do Museu, e Zoran Dordevic, Director dos Correios, que também se pronunciou sobre o evento, que os Correios teve a missão de organizar, em parceria com a Embaixada de Angola.

Colunistas