Politica

“Estão a criar argumentos para manchar a imagem do candidato eleito”, diz candidatura de Américo Vaz

Publicado

em

A candidatura de Américo Vaz diz estar surpreendida com a tentativa do político Nelson Bona Vena, de impugnar a sua eleição ao cargo de Vice-Presidente do Bloco Democrático.

A posição foi manifestada numa entrevista que a mandatária do jovem político e empresário, Valéria Vituzi, concedeu à Rádio Correio da Kianda, onde disse também que “a equipa do candidato eleito está serena e tranquila”.

Leia a entrevista na íntegra 

RCK: Confirma a intenção do “grupo dos mais velhos”, se assim podemos dizer, da tentativa de impugnar a eleição do candidato Américo de Jesus Vaz?

VV: Confirmo, sim. Recebemos a informação, no dia 18 de Setembro, de que há um oficioso, ou seja, um documento, que deu entrada na Comissão Eleitoral Independente da candidatura do Dr. Nelson Pestana Bona Vena. O documento diz respeito à última Assembleia, esta Assembleia que foi realizada na província do Zaire, e o mesmo pede a impugnação dos resultados da Assembleia da província do Zaire.

RCK: Face ao sucedido, qual será o próximo passo que a candidatura de Américo Vaz vai dar?

VV: Bom, primeiro dizer que estamos calmos, estamos serenos, estamos a acompanhar todos os movimentos, e dizer que a nível da candidatura do companheiro Américo Vaz, e ao longo mesmo do processo das Assembleias, nós tivemos 13 vitórias em 13 províncias, perdemos em 7 províncias e tivemos um empate numa província. A vitória do companheiro Vaz reflecte a vontade dos eleitores, é a vontade dos militantes do Bloco Democrático em querer ter Américo Valentim de Jesus Vaz a liderança da vice-presidência do Bloco Democrático.

Nós acreditamos no trabalho que a CEI, neste caso a Comissão Eleitoral Independente, tem feito desde a realização das Assembleias para a eleição dos delegados, assim como a realização da própria convenção e terminado assim com a eleição do presidente e vice-presidente, deste modo, nós vamos aguardar o comunicado final em volta deste contencioso que foi enviado a este órgão independente.

A candidatura de Américo Vaz, (nós) dentro de alguns dias, vamos emitir o nosso comunicado, emitir o nosso parecer com relação a todo este procedimento.

Todos os bloquistas e todos aqueles que votaram a candidatura de Américo Vaz, estão todos calmos e queremos, de facto, uma vice-presidência jovem que atende, de facto, a divulgação, as aspirações, não só da juventude, como também do contexto actual que o país está a viver.

RCK: O contencioso movido pelo candidato derrotado, no vosso entender, pensam que há alguma intenção de querer prejudicar Américo Vaz?

VV: Há, de facto, sim, uma intenção de querer prejudicar o candidato agora eleito a vice-presidente, Américo Vaz, porque não se entende, realizou-se a assembleia com conhecimento de todas as estruturas do partido e, nós acompanhamos as assembleias com base na publicação de imagens e o processo decorreu de forma justa, transparente e livre. Não se consegue perceber, não se consegue entender por que razão da existência deste contencioso.

RCK: A candidatura de Américo Vaz, será que pensa chumbar a intenção do Bloco Democrático de manter a Frente Patriótica Unida?

VV: Não, não, não, não, não, não. Infelizmente, algumas individualidades e alguns comentários vão se fazendo à volta da candidatura de Américo Vaz, trazendo o argumento de que é uma candidatura contra a Frente Patriótica Unida, é uma afirmação completamente errada, é uma afirmação que não condiz com a verdade, porque desde muito cedo os “mais velhos” nos ensinaram que sozinhos nunca seremos capazes de derrubar este regime que governa há 50 anos, e foi mesmo com base nesse espírito que o Bloco Democrático entrou na Frente Patriótica Unida, em 2022. Então, a candidatura de Américo Vaz, em momento algum, faz menção a uma ameaça para a Frente Patriótica Unida.

Ao contrário, a candidatura traz algumas ideias, traz algum valor para, então, concretizarmos de facto uma Frente Patriótica Unida que tenha uma identidade própria para, então, concorrer às eleições de 2027.

Este é o nosso posicionamento e nós pensamos que, tendo este posicionamento, não fere em momento algum a existência da Frente Patriótica Unida. Eu penso que isso são desculpas, são argumentos que vão sendo montados para, então, destruir aquilo que é não só a imagem do candidato, ou seja, não só a imagem do vice presidente eleito, como também a sua própria moção defendida.

A Frente Patriótica Unida para nós é um elemento de todo importante que poderá, então, realizar o sonho de todos os angolanos e angolanas.

RCK: Muito obrigado, Valéria Vituzzi, por essas explicações.

VV: O nosso muito obrigada à Rádio Correio da Kianda, esperamos voltar a esse espaço, para podermos falar novamente do contencioso ou de um outro assunto que seja de nosso interesse e do interesse do cidadão.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version