África

“Estamos abertos a todos que quiserem trabalhar com Angola”, diz João Lourenço

Publicado

em

“Angola está aberta ao mundo”, disse esta segunda-feira, 24, o Presidente João Lourenço, em breves declarações à imprensa, ao chegar ao Salão Protocolar, onde vai decorrer a 7ª Cimeira União Africana – União Europeia.

O Chefe de Estado angolano afirmou que “o país está aberto para trabalhar com quem desejar estabelecer laços de cooperação”.

“O mundo não é feito apenas de um ou dois países. Todos que quiserem trabalhar com Angola nós estamos abertos ao mundo”, disse à imprensa.

Em declarações ao jornalista Queirós Chilúvia, que se encontra no local do evento, o especialista em Relações Internacionais, Mário Gerson, afirmou que a fala do Presidente reflecte as últimas parcerias que Angola tem feito à nível internacional.

“Acreditamos que o nosso país está aberto a parcerias internacionais e da mesma forma o continente. Nos últimos anos tem havido vários momentos no quadro das parcerias internacionais, que tem dado para tirar proveito para aqueles que acreditam no desenvolvimento dos seus respectivos países”, disse.

Mais de 25 delegações já se encontram em Luanda para a Cimeira, que decorre hoje e amanhã, capital angolana, o que, para João Lourenço, demostra o quanto o evento foi “preparado convenientemente” e que “todos os constrangimentos foram ultrapassados” para a realização da actividade internacional, que assinala 25 anos de parceria UE-UA, bem como os 50 anos de independência de Angola.

A Cimeira está a ser co-presidida pelo presidente João Lourenço, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa. A UE está, igualmente, representada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a UA pelo presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf.

A expectativa é que ao final do encontro seja aprovada a Declaração de Luanda, que, segundo João Lourenço, já está “em estado avançado de negociação”.

“Temos praticamente a declaração final já negociada, o que vai facilitar o nosso trabalho”, avançou o Presidente João Lourenço.

A decorrer sob o lema “Promover a Paz e a Prosperidade através do Multilateralismo Eficaz”, a 7ª Cimeira, ainda de acordo com a nota “reserva um programa ambicioso e bastante intenso com foco na reflexão e diálogo capazes de produzir respostas aos objectivos que norteiam a realização do evento”.

Na agenda constam a Conferência de Alto Nível, o Fórum Empresarial, o Fórum da Juventude e Sociedade Civil, bem como a Reunião dos Altos Funcionários.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version