Connect with us

Mundo

“Estamos a aproximar-nos da conclusão de um acordo de tréguas” – Hamas

Published

on

O Hamas anunciou esta terça-feira, 21, que se “aproxima da conclusão de um acordo de tréguas” na Faixa de Gaza, declarou o líder do movimento islamita palestiniano.

“Estamos a aproximar-nos da conclusão de um acordo de tréguas”, disse Haniyeh, citado numa breve mensagem publicada na conta do movimento palestiniano na plataforma Telegram.

De acordo com fontes do Hamas e da Jihad Islâmica, o segundo maior grupo islamista armado palestiniano, os dois movimentos aceitaram um acordo e os pormenores devem ser anunciados pelo Qatar e pelos mediadores do conflito.

Entretanto, as Forças Armadas Israelitas (IDF, em inglês) acusaram hoje os combatentes do movimento islamita Hamas de utilizarem crianças e mulheres como escudos e de se esconderem em áreas civis em Gaza, como hospitais, escolas e jardins-de-infância.

“Durante os últimos dias de combate da 36.ª Divisão em Zaytun, encontramos constantemente um inimigo escondido atrás de crianças, mulheres e infra-estrutura civil”, destacou o comandante desta divisão, Dado Bar Kalifa, citado num comunicado das IDF.

Kalifa sublinhou que os militares israelitas estão a operar “numa complexa zona de guerra em uma área urbana” e que “expuseram terroristas que estavam escondidos em áreas civis e eliminaram muitos terroristas”.

Militares da engenharia de combate, infantaria e corpo blindado da 36.ª Divisão estão a lutar para derrotar o batalhão ‘Zaytun’, um dos “principais batalhões do Hamas que opera na área de Zaytun, na cidade de Gaza”, frisaram as IDF na nota.

“As tropas encontraram um inimigo entrincheirado no coração de bairros residenciais, hospitais, escolas e jardins-de-infância, e ataques a partir de infraestruturas civis”, realçaram.

Os soldados da 188.ª brigada assumiram o controlo operacional de vários alvos importantes do batalhão ‘Zaytun’, incluindo o centro de comando do comandante da brigada da cidade de Gaza e o quartel-general central do batalhão, detalharam ainda as IDF.