Economia

Estagiários indicados para assumir contabilidade das micro empresas no país

Publicado

em

A partir de agora, as micros e pequenas empresas no país vão contar com os préstimos de estudantes finalistas, na condição da estagiário, para as acompanhar e organizar as suas contabilidades, obedecendo assim ao decreto executivo que obriga que a cada organização deve ter um profissional da contabilidade.

A garantia consta de um memorando assinado esta sexta-feira, em Luanda, entre a Administração Geral Tributária (AGT) e a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA).

A medida, segundo o Presidente do Conselho da Administração Geral Tributária (AGT), surge da necessidade de se cumprir a legislação que orienta as empresas apresentarem regularmente as suas declarações.

“Deste modo, em trabalho conjunto entram e a AGT e a OCPCA, verificamos que tem existido muitos empreendedores, muitos jovens, criando as suas empresas, – microempresas – e esses jovens encontram alguns desafios para acessarem a contabilistas”, disse.

José Leiria disse que essa dificuldade acontece por desconhecimento e também por razões de ordem financeira, razão pela qual, acrescentou, a AGT e a OCPCA optaram por criar uma bolsa de contabilistas para microempresas.

“No âmbito deste protocolo, nós AGT vamos trabalhar com a OCPCA no sentido de capacitar jovens licenciados ou em fase de licenciatura nas áreas de contabilidade, para adquirirem os conhecimentos necessários na medida em que vão ser eles que vão acompanhar essas empresas”, explicou.

O PCA da AGT disse ainda que no âmbito do acordo assinado, a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola vai receber esses jovens enquanto estagiários na Ordem e vão associar esses jovens a contabilistas experientes ou à empresas de contabilidade e de forma mútua [Com a AGT] vamos trabalhar na capacitação destes jovens.

Apontou como vantagens, o facto de haver mais jovens a exercer a profissão de contabilista no país, ao mesmo tempo que das referidas microempresas terão melhor acompanhamento para melhor organizar a sua contabilidade, com um profissional destacado na sua empresa.

Por sua vez, a Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola, Cristina Silvestre, explicou que a assinatura do acordo visa desmistificar a idade de que ter um contabilista é honroso para as microempresas.

“Esta bolsa de contabilistas vai estar disponibilizada no site da OCPCA, […] encontra logo um profissional como colectivo ou como singular, afirmou.

Cristina Silvestre garantiu, por outro lado, que esse acordo vai permitir que as microempresas gastem valores acessíveis de acordo com as suas capacidades financeiras.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version