Connect with us

Mundo

Estados Unidos e Rússia chegam a acordo para cessar-fogo na Síria

Published

on

Donald Trump e Vladmir Putin encontraram-se esta sexta-feira na Cimeira do G20. A guerra na Síria foi uma das temáticas que esteve em cima da mesa, resultando num acordo para um cessar-fogo no sudoeste do país.

agência de notícias, que cita fontes diplomáticas sob anonimato, diz que o acordo irá incidir sobre a província de Daara, que faz fronteira com a Jordânia, e em Quneitra, que faz fronteira com os Montes Golã, território ocupado por Israel. 

Segundo a agência jordana Petra, o acordo deverá entrar em vigor no próximo domingo, 9 de julho.

Mais informações relativamente ao acordo estabelecido esta tarde deverão ser dadas quando o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, der uma conferência de imprensa em Hamburgo, onde está a decorrer a Cimeira do G20.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin tiveram hoje o seu primeiro encontro oficial. A guerra na Síria foi um dos principais temas que esteve em cima da mesa na discussão entre os dois presidentes.

Washington e Moscovo estão em lados opostos no conflito sírio. A Rússia, juntamente com o Irão, é o principal aliado do regime de Bashar al-Assad, ao passo que os Estados Unidos têm apoiado grupos rebeldes, nomeadamente curdos, que combatem o regime de Damasco.

Antes de partir para Hamburgo, o secretário de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos estão preparados para discutir com Moscovo uma solução para a guerra na Síria, que dura desde 2011.

Rex Tillerson referiu, na passada quarta-feira, que os dois países estão dispostos a tentar encontrar “mecanismos comuns” na Síria, equacionando mesmo a criação de zonas de exclusão aérea.

A guerra na Síria já causou, segundo os números do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mais de 500 mil mortos, bem como milhões de refugiados, que tiveram de abandonar o país para fugir à guerra.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas