Connect with us

Mundo

Estados Unidos querem aumentar investimentos no continente africano

Published

on

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse este domingo, 26, que os Estados Unidos aumentarão os investimentos na África e ajudarão a estimular o crescimento económico ao iniciar uma turnê de uma semana pelo continente com o objectivo de oferecer um contra-ataque à influência da China.

A China investiu pesadamente em África nas últimas décadas, inclusive em infra-estrutura e desenvolvimento de recursos, enquanto a influência russa também cresceu, inclusive por meio do envio de tropas do Wagner Group, empreiteiro militar privado da Rússia, para ajudar governos em vários países.

“Nesta viagem pretendo fazer um trabalho focado em aumentar os investimentos aqui no continente e facilitar o crescimento económico e as oportunidades”, disse Harris logo após aterrar em Gana, primeiro destino de uma viagem que incluirá passagens pela Tanzânia e Zâmbia.

A administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem procurado fortalecer os laços com a África, em parte para oferecer uma alternativa às potências rivais.

De recordar que em Dezembro passado a Casa Branca realizou a cimeira EUA-África que reuniu os principais líderes do continente em Washington.

Com agências internacionais