África
Estados Unidos ordena fim imediato de todo financiamento federal para a África do Sul
O Departamento de Estado dos Estados Unidos ordenou o fim imediato de todo o financiamento federal para a África do Sul. Mediante uma ordem executiva assinada no mês passado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, repetiu a sua falsa alegação de que o governo sul-africano está confiscando terras pertencentes a agricultores brancos.
Trump, escrevendo em seu post no Truth Social, também reiterou a sua oferta de refúgio aos agricultores que fogem do país porque temem por sua segurança, com um “caminho rápido para a cidadania”.
O anúncio ocorreu uma semana depois que um grupo de lobby da minoria branca africâner se reuniu com o presidente na Casa Branca. A visita foi criticada pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que os acusou de minar a soberania do país.
Os africânderes são descendentes dos colonizadores holandeses que implementaram o regime do apartheid na década de 1940, que terminou com a primeira eleição democrática do país em 1994.
Dados do governo dos EUA mostram que os compromissos de assistência externa à África do Sul chegaram a US$ 323,4 milhões em 2024, para iniciativa abrangentes. O bilionário nascido na África do Sul e novo superaliado de Trump, Elon Musk, é amplamente visto como influenciador da posição do governo dos EUA sobre o país.
Mais de 30 anos após o fim do apartheid, os sul-africanos brancos, que representam apenas 7% da população, ainda possuem a maior parte das terras agrícolas privadas do país.