Mundo
Estados Unidos atacam dois petroleiros iranianos após violação de bloqueio naval
Os Estados Unidos da América atacaram dois petroleiros iranianos acusados de violar o bloqueio naval imposto por Washington aos portos do Irão.
O ataque marca uma nova escalada das tensões no Golfo de Omã, no contexto da guerra no Médio Oriente.
O Comando Central dos EUA (CENTCOM), divulgou informações dando conta que as embarcações ignoraram repetidos avisos das forças norte-americanas e tentavam seguir em direção a portos iranianos, apesar das restrições impostas pelos EUA.
As forças americanas afirmam que a operação faz parte do bloqueio marítimo em vigor no Estreito de Ormuz.
Segundo relatos da imprensa internacional, um dos petroleiros foi imobilizado após disparos efetuados por caças norte-americanos contra o sistema de direção da embarcação.
As autoridades dos EUA alegam que os navios transportavam petróleo iraniano em violação das sanções impostas.
A tensão no Médio Oriente continua elevada desde o início do bloqueio naval norte-americano aos portos iranianos, medida que provocou impactos no tráfego marítimo e no mercado internacional do petróleo.
