Mundo
Estados Unidos anunciam novos apoios à Ucrânia de 2,5 mil milhões de dólares
Os EUA anunciaram hoje um novo pacote de ajuda de 2,5 mil milhões de dólares para a Ucrânia, antes de o Presidente eleito, Donald Trump, tomar posse.
A vitória de Trump colocou em dúvida o futuro da ajuda norte-americana à Ucrânia, que perde terreno face às tropas russas, depois de o futuro Presidente ter prometido acabar com a guerra “em 24 horas”, sem explicar como.
“Tenho o orgulho de anunciar hoje quase 2,5 mil milhões de dólares em assistência de segurança à Ucrânia, enquanto o povo ucraniano continua a defender a sua independência e liberdade face à agressão russa”, disse o Presidente cessante, Joe Biden, em comunicado.
A ajuda hoje anunciada inclui um pacote de ajuda militar de 1,25 mil milhões de dólares, que permite ao Pentágono retirar armas dos arsenais dos EUA e enviá-las rapidamente para o campo de batalha.
Outros 1,22 mil milhões de dólares serão financiados pela Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, ao abrigo da qual o equipamento militar é adquirido à indústria de defesa ou a parceiros.
De acordo com um outro comunicado do Departamento de Estado norte-americano, entre as armas incluídas no pacote de ajuda estarão ‘drones’, munições para lança-foguetes do tipo HIMARS, mísseis guiados oticamente, sistemas de armas antitanque, munições ar-terra e peças sobressalentes.
“Os Estados Unidos e mais de 50 nações vão continuar juntos a garantir que a Ucrânia tenha as capacidades necessárias para se defender contra a agressão russa”, assegurou o secretário de Estado, Antony Blinken, citado no comunicado.
O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, já reagiu a este anúncio, dizendo que os “Estados Unidos são um aliado fundamental da Ucrânia, fornecendo uma ajuda inestimável”.