Economia

Estado não tem natureza de gerir negócios, afirma economista

Publicado

em

O Estado não tem vocação para gerir empresas, porque o progresso da empresa nasce do desejo individual dos capitalistas na procura do lucro.

A visão é defendida pelo economista José Macuva, que afirma que o Estado não deve correr riscos porque as suas receitas são certas.

“O Estado não tem essa vocação porque os seus recursos vêm da tributação, e portanto, o Estado não precisa empreender e não corre riscos. Porque quando eu tenho sempre recursos a minha disposição quando quero, não sou estimulado a empreender e a inovar” frisou.

O economista disse por outro lado que “o Estado é um mau gestor, mau empreendedor e mau empregador, por não ter a natureza de gerir negócios”.

“Gosto muito de uma frase, que é que o Estado é mau gestor, mau proprietário e é também mau gestor, portanto, não tem a natureza de gerir negócios” sinalizou.

José Macuva afirmou que o nacionalismo empresarial cria medidas proteccionistas, com a monopolização do mercado, o que na sua opinião atrasa o desenvolvimento.

Para o economista, o problema do péssimo fornecimento de energia sobretudo em zonas recônditas do país, deve-se ao monopólio do Estado da produção de energia, o que veta iniciativas privadas e outras formas de produção e energia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version