Politica
Estado da Nação: Líderes da oposição consideram irreal discurso de João Lourenço
Os líderes de três dos partidos políticos na oposição, com acesso no Parlamento, consideram “irreal e pouco esclarecedor” aquilo que foi o discurso do Presidente da República, João Lourenço, sobre o Estado da Nação, apresentado este sábado, 15, durante o acto solene da abertura da quinta legislatura da Assembleia Nacional.
Benedito Daniel, o Presidente do Partido de Renovação Social (PRS) começou por dizer que o discurso de João Lourenço sobre o Estado da Nação correspondeu as expectativas, por ter feito o balanço e apresentado as perspectivas daquilo que será o futuro da Nação.
Entretanto, considerou, por outro lado, ter sido “um pouco excessivo quanto as suas perspectiva dos números dos projectos apresentados”, mas Benedito aguarda que “venham ser concretizados”.
Já o líder da FNLA e deputado, Nimi a Nsimbi, recusou falar sobre o que foi o discurso de João Lourenço, garantindo que vai se pronunciar nos próximos dias, porque segundo o líder dos irmãos, precisa refletir mais e que não deve reagir a “quente” aos pronunciamentos do Presidente da República.
Por sua vez, a Presidente do Partido Humanista de Angola (PHA), Bela Malaquias, esperava mais do discurso de João Lourenço no domínio da pobreza e da fome. “Sabemos que a pobreza e a fome são galopantes no país e que não se deve falar de outra coisa que não seja desta situação social”.
A jurista e também deputada, que prometeu humanizar Angola durante a campanha eleitoral, considerou um discurso menos producente, aguardando unicamente na implementação dos projectos apresentados.