Connect with us

País

Estado da Nação: Emprego e mais oportunidades entre as expectativas dos Jovens de Benguela sobre o Discurso de João Lourenço

Published

on

O Presidente da República João Lourenço, vai este sábado proferir o discurso sobre Estado da Nação, na abertura da 5° Legislatura.

Os jovens entrevistados pelo Correio da Kianda, no município da Catumbela, esperam do Presidente da República um discurso de acções e projectos concretos sobre o futuro, com perspectivas de mais oportunidades e mais empregos para os jovens.

 O Jovem Carlos Varelos, mototaxista, anseia por um discurso que traga uma mensagem de esperança e oportunidades para milhares de jovens nesta localidade.

“Esperamos que João Lourenço dé mais oportunidades e emprego para que os jovens possam realizar os seus sonhos”, disse.

João Pedro jovem, de 25 anos, diz desconhecer o que é um discurso sobre Estado da Nação. ele afirma que nunca ouviu falar, mas ânseia por uma oportunidade para realizar seus sonhos.

O jovem espera que João Lourenço minimiza a situação da crise econômica e abaixa da cesta básica.

A questão de emprego foi mais evocada por um outro jovem, que sublinha que o titular do poder executivo fale mais sobre o assunto. André disse que só no município da Catumbela são vários jovens que passam por inúmeras necessidades com realce para a falta de emprego, por isso, clama ao Presidente que na sua mensagem à Nação fale de mais oportunidades para empregos.

Segundo eles, muitos dos jovens estão no serviço de moto-táxi por falta de oportunidade e de dinheiro e muitos destes terminaram o seu ensino médio, mas não tiveram oportunidades para entrar numa faculdade por falta de verbas.

Os jovens evocam também, sobre a educação, saúde e reabilitação das estradas que interligam as diversas zonas dos três principais Municípios da província, nomeadamente Benguela, Catumbela e Lobito. Os nossos entrevistados falam que de certa forma sentem-se abandonados pelo executivo.