Economia
Estado arrecada menos Kz 2,8 biliões com receita petrolífera
Com uma arrecadação de 2,8 biliões de kwanzas com a receita fiscal petrolífera no primeiro semestre de 2023, o Estado angolano ficou muito abaixo dos resultados do primeiro semestre do ano passado, em que a arrecadação atingiu os Kz 4,2 biliões.
Segundo dados da Direcção de Tributação Especial (DTE) do Ministério das Finanças, a redução foi influenciada pelo preço médio e dos volumes de exportadores ao mercado internacional, no período em referência, “uma situação que impactou negativamente as contas do Estado”.
No primeiro semestre deste ano foram exportados 191,83 milhões de barris de crude ao preço médio de USD 78,35/barril. No período homólogo do ano passado, foram exportados 209,5 milhões de barris ao preço médio de USD 99,4/barril.
Na última semana, a Oxford Economics anunciou que a produção de petróleo em Angola deve cair este ano 1,6%, para 1,12 milhões de barris diários e uma redução do preço do barril do petróleo em 21%, para uma média de 80 dólares este ano.
De recordar que o Orçamento Geral do Estado 2023 prevê um preço de referência de 75 dólares por barril de petróleo, com uma produção petrolífera média de 1,18 milhões de barris.