Sociedade
Estação de Desenvolvimento Agrário da Lunda Norte abandonada há 11 anos por falta de técnicos
A Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), no Munícipio de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, está abandonada desde a sua inauguração em 2013.
Construída de raíz e totalmente ocupada, a IDA tinha como objectivos, impulsionar a actividade agrícola naquela região do país. Entretanto, passados 11 anos, a infra-estrutura nunca entrou em funcionamento.
A infra-estrutura está equipada com meios modernos e tecnológicos para a capacitação de agricultores e comercialização de fertilizantes e sementes, bem como um laboratório de análises dos solos.
De acordo com o responsável da EDA no município de Capenda Camulemba, Carlos Júlio, referiu que o estado de abandono em que se encontra a infraestrutura deve-se a falta de técnicos agrónomos e meios de transporte para a sua deslocação aos campos agrícolas.
“Foi inaugurado em 2013 pela sua excelência Dr. Ernesto Muangala [naltura governador da província], em representação do [então] ministro da Agricultura. Está a falta de técnicos. E está no estado de abandono”, declarou.
O responsável acrescentou ainda que por várias vezes a sua direção reportou os problemas da EDA, junto dos órgãos de direito, mas a resposta tarda a chegar, pelo que os equipamento no interior já começaram a apresentar sinais de degradação.
“Uma instituição que custou vários dinheiros. Desde 2013, nunca trabalhou”, desabafou.
Lembrar que a EDA é uma instituição construida pelo Ministério da Agricultura, com financiamento do Reino de Espanha.