Connect with us

eleições

Esperança Maria Eduardo da Costa é a próxima Vice-Presidente da República

Published

on

Duas mulheres aparecem no topo da lista do governo do MPLA, para os próximos cinco anos, caso o partido dos camaradas vença as eleições de Agosto ptóximo. A actual Secretária de Estado das Pescas, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa e Ministra de Estado para Área social, Carolina Cerqueira, são os nomes.

A lista de candidatos a deputados do MPLA  para o período 2023- 2027 pode ser conhecida ainda hoje, segunda-feira,  no final da reunião extraordinária do Comité Central,  que decorre no Centro de Conferência de Belas, sob orientação  de João Lourenço, Presidente do MPLA.

Entre os nomes que poderão fazer parte da lista, destaque para o o número dois, na eventualidade do MPLA vir a ganhar as eleicões de Agosto próximo, apuracões feitas pelo Correio da Kianda, apontam para ocupar o cargo de  Presidente da Assembleia Nacional, à  Carolina Cerqueira, actual Ministra de Estado, e Esperança Maria Eduardo  Francisco como a Vice Presidente da República.




Na reunião que decorre no  Centro de Conferência de Belas,  João Lourenço esclareceu por outro lado,  que a reunião de hoje do comité central MPLA, vai definir as listas dos futuros deputados, e  revelou que Bornito de Sousa, já não vai concorrer ao cargo de Vice-Presidente da Republica, pelo que,  será substituído por uma mulher.

O correio da kianda sabe, que Bornito de Sousa Baltazar, actulamente Vice-Presidente da República, escreveu há  meses ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço,  comunicando a sua indisponibilidade para voltar a perfilar, nas próximas eleições, como segunda figura nas listas de candidatos a deputado a Assembleia Nacional, o que lhe elevaria a reassumir o posto de Vice-Presidente da República de Angola.

Com uma carreira consolidada entre as Forças Armadas Angolanas e o aparelho partidário, Bornito de Sousa foi Comissário Político da Marinha de Guerra de Angola em finais da década de 1970 e em 1981 passou a Chefe Adjunto da Direcção Política Nacional das FAPLA, tendo como superior hierárquico o hoje Presidente João Lourenço.

Em 2017 concorreu as eleições como segunda figura das listas do MPLA, por escolha do então Presidente José Eduardo dos Santos.
Em actualizacão.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.