Politica
Esperados mais de 15 Chefes de Estado na tomada de posse de Tshisekedi
Mais de quinze Chefes de Estado são esperados na República Democrática do Congo este sábado, 20, para a tomada de posse do presidente reeleito em Dezembro, Félix Tshisekedi. Embora a Presidência não tenha confirmado ainda a presença de João Lourenço, fontes do Correio da Kianda confirmam a participação do presidente angolano na cerimónia que irá decorrer no Estádio dos Mártires.
A agência congolesa de notícias, confirmou, igualmente que “até na noite de quarta-feira, estava confirmada a presença dos chefes de Estado dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)”
Segundo a Agence Congolaise de Presse, os Estados Unidos da América nomeou uma delegação chefiada pelo Diretor-Geral da Corporação Financeira Internacional para o Desenvolvimento dos Estados Unidos, Scott Nathan, para acompanhar a cerimónia.
Confirmada, igualmente, as presenças dos Chefes de Estado dos países da Comunidade da África Oriental com excepção do Quénia e o Ruanda, “que logicamente não pode receber um convite”, destacou a ACP, devido acusações por parte de Kinshasa de que Kigali estaria a financiar os rebeldes do M23 numa escalada dos conflitos no Leste da RDC.
Com 73,47% dos votos, Félix Tshisekedi foi reeleito Presidente da República Democrática do Congo para os próximos cinco anos. O candidato Moïse Katumbi ficou em segundo lugar, com 18,08% dos votos.
Tribunal Constitucional da RDC confirma reeleição de Tshisekedi