Politica
Especialistas expectantes com a leitura do acórdão do julgamento dos generais
A leitura do acórdão do processo n°38/2022, que decorre no Tribunal Supremo, de que são arguidos os generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, o advogado Fernando Gomes dos Santos, o cidadão de nacionalidade chinesa Yiu Haiming e as empresas China International Found (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, será conhecido nesta quinta-feira, 06 de Novembro.
A revelação é da Veneranda Juíza Conselheira do Tribunal Supremo, Ana Bela Valente, relatora do processo. A sessão da leitura do acórdão está prevista para às 10h30, segundo fez saber à imprensa, o porta-voz do Supremo Tribunal, Leonardo Lopes.
Vale lembrar que o julgamento dos generais “Kopelipa” e “Dino” teve início no dia 10 de Março do ano em curso e conta com 38 declarantes.
O jurista Luís Van-Duném entende que os crimes que impendem sobre os generais “Kopelipa” e “Dino” decorrem do facto de terem usado a qualidade que tinham no aparelho do Estado para cometeram os alegados crimes, no caso empréstimo chinês, cujos actos lesaram o Estado, pelo que, espera que a justiça faça o seu trabalho com base aos factos constantes nos autos.
Já o especialista em Ciência Política, Eurico Gonçalves, lamentou a falta de preparação psicológica dos aspirantes à classe empresarial, e defendeu “a reprogramação da mentalidade de alguns angolanos” para melhor gestão dos recursos públicos.
