Connect with us

Economia

Especialistas discutem desafios mundiais do sector da aeronáutica com olhos na criação de emprego

Published

on

O Ministério dos Transportes realiza, no próximo dia 22 de Fevereiro, em parceria com a empresa Angolaitech, um webinar, através do qual pretende ver discutidos os problemas e desafios que o sector impõe, sobre perspectivas para o futuro e a posição de Angola no contexto internacional. O objectivo é encontrar caminhos para a criação de empregos.

Segundo o comunicado daquele departamento ministerial, as insuficiências de infra-estruturas, os altos preços dos bilhetes, o baixo fluxo de passageiros, bagagens e carga e as conexões aéreas, são os desafios que os operadores mundiais do sector enfrentam, daí a necessidade de se reflectir a realidade do sector no contexto internacional e angolano.

O referido evento prevê a discussão em painéis com duas mesas redondas. A primeira terá o tema centrado no “Papel da aviação no contexto mundial e local: caminhos para a transformação de Angola num HUB Aeronáutico – desafios e oportunidades”. Para o efeito, foram convidados especialistas internacionais no sector. Jimmy Kibati, Luis Rodrigues, Msanuel Agostinho Júnior Nataniel Domingos, Gaspar dos Santos e Michele Millar.

Já a segunda mesa redonda vai reflectir sobre os “Projectos estruturais do sector da aviação – modelos e fontes de financiamento”. Para o debate, estão convidados Thomas Ojanga, Pamela Sitiene, Nerica Pita Grós, Júlio Furtado, Mohammad Ali e um representante do Ministério das Finanças.

Na nota, enviada ao Correio da Kianda, a organização considera que os temas a serem abordados “a nível local, em África, tais desafios são ainda mais importantes e prementes, mas têm o enorme potencial de criar oportunidades de desenvolvimento económico e crescimento social, em particular, aumentando a resiliência das rotas actuais para melhor sustentar no futuro toda a aviação centralizada no continente africano”.

A posição geográfica de Angola torna o país elegível para desempenhar “um papel chave nestes desígnios, graças à sua vantajosa localização geográfica, à sua actual dinâmica sócio-económica e à sua histórica vocação internacional e atlântica”.

Além de Ricardo D’Abreu, titular daquele departamento ministerial, que vai realizar o discurso de abertura, o evento contará igualmente com o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santo.

Espera-se que as recomendações do referido encontro virtual possam beneficiar os diferentes stakeholders, para perspectivar os caminhos possíveis para a dinamização da economia angolana, como a criação de emprego em todo o ecossistema que envolve o contexto aeroportuário, para além de parcerias entre o sector público, empresas, incluindo público-privadas e investidores internacionais.

De iniciativa conjunta, entre o Ministério dos Transportes e a empresa Angolaitech, o e-Summit tem início marcado para as 09h30 de Angola com a participação de especialistas internacionais, para debater em ambiente virtual os desafios, oportunidades e o futuro da aeronáutica.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania