Economia
Especialistas defendem criação de políticas estratégicas voltadas ao sector da agricultura
Os participantes do programa Capital Central desta quinta-feira, 07, defenderam a criação de políticas estratégicas voltadas ao sector da agricultura, no sentido de dinamizar a produção para consumo interno e externo, de forma sustentável.
Para o especialista em desenvolvimento local, Silvano Levi, “é urgente a realização de estudos visando apurar as quantidades necessárias para atender o consumo interno”.
O também ambientalista advoga, por outro lado, a necessidade de “o país valorizar os quadros formados na áreas da agronomia, para darem o suporte técnico aos produtores”.
Por seu turno, o especialista em Gestão e Administração Pública, Denílson Duro, chama atenção ao governo no sentido de atrair jovens aos cursos de produção agrícola.
Recentemente, o director nacional de Florestas, Domingos Veloso, referiu que o Governo angolano gastou cerca de 1.5 mil milhões de dólares com a importação de arroz, entre 2018 e 2022.
Entretanto, considerou que o Ano Agrícola 2022/2023 foi caracterizado “com níveis de produção satisfatórios e com um crescimento global de 6,6%”.
O Capital Central é emitido pela Rádio Correio da Kianda, de segunda à sexta-feira, das 06h às 10h, seguido pelo Espaço Fórum, às 11 horas. Sintonize 103.7 FM para Luanda ou www.correiokianda.info.