Economia
Especialistas avaliam preparativos da Cimeira de Negócios EUA-África
A Subcomissão de Relações Internacionais, responsável pela organização da 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África, reuniu-se, nesta sexta-feira, 14, em Luanda, para avaliar o progresso das actividades preparatórias e definir estratégias para o sucesso do evento.
O encontro em formato virtual foi conduzido pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes, na qualidade de coordenador da referida subcomissão.
“A Subcomissão de Relações Internacionais tem a responsabilidade de elaborar o plano de responsabilidades da República de Angola, assegurar a interface com o Conselho Empresarial para África (CCA) e com a Embaixada de Angola nos Estados Unidos, elaborar a nota conceptual do evento, definir os instrumentos de cooperação da cimeira e propor, em conjunto com o Conselho Empresarial para África (CCA), o lema do evento”, refere a nota.
Compete, ainda, a esta estrutura organizar o programa específico da cimeira e das actividades paralelas, coordenar a interacção com os países e convidados internacionais, produzir a lista oficial de convidados, com destaque para as delegações de Chefes de Estado, assegurar a gestão do Protocolo de Estado, bem como exercer as demais tarefas que lhe forem superiormente incumbidas.
A 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos-África busca fortalecer os laços económicos e comerciais entre os dois blocos, promover oportunidades de investimento e estabelecer parcerias nos sectores de infra-estruturas, energia, tecnologia, agricultura e indústria.
O evento, que terá lugar em Junho deste ano, em Luanda, vai reunir líderes governamentais, empresários e investidores de ambos os continentes num esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento sustentável.
O certame tem significado especial, pois coincide com as comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional e a presidência do país na União Africana, refere o documento.