Ligar-se a nós

Politica

Especialistas advogam amnistia aos generais Kopelipa e Dino pelo contributo à paz e reconstrução nacional

Publicado

em

O jurista David Mendes pediu amnistia dos generais Helder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino dos Nascimento “Dino”, no âmbito do 50º Aniversário da Independência Nacional, por consideração pelo papel activo que desempenharam no processo de paz, reconciliação e reconstrução nacional.

David Mendes, fez essas afirmações durante o programa de análise da Rádio Correio da Kianda, onde defendeu também que, noutras circunstâncias estariam na lista dos condecorados nas celebrações do jubileu.

Já, o líder do PALMA, Manuel Fernandes, deseja que a justiça seja feita, quer no mediático caso do Huambo, com a implicação de alguns políticos, e no caso dos generais “Kopelipa” e “Dino”, o também economista, apela que a justiça seja feita.

Por seu turno, o cientista político, Eurico Gonçalves, lamentou o facto de a sociedade duvidar sobre acontecimentos tenebrosos, como tentativa de actos terroristas, por outro, acredita que o tribunal poderá emitir o acórdão “sentença” no processo dos generais, afastando a possibilidade da nulidade do caso, face aos factos apresentados pelo Ministério Público.

Por sua vez, o filósofo Almeida Pinto pediu consideração pelo contributo dos Generais “Kopelipa” e “Dino”, tendo em vista o seu contributo ao bem da pátria, independentemente dos erros cometidos decorrentes da sua governação, mesmo assim, encorajou os órgãos de justiça a prosseguir com o seu trabalho, para o bem da sociedade.

O representante do PRS, Romário Leitão Gomes, é de opinião que os angolanos poderiam comemorar os 50 anos de independência nacional, olhando ao princípio da unidade e reconciliação, mas, ressalta a bandeira do Presidente da República, que é o combate a corrupção.

Sobre o julgamento do Huambo, o advogado dos réus, que interpôs o recurso com efeitos suspensivos, David Mendes, afirmou que, as pessoas tentaram politizar o processo, por terem constatado a implicação de algumas figuras políticas, e, assegurou que nas respostas dos quesitos, ficou provado que houve participação de instigadores ligados a UNITA, ficou provado que na Huíla, foram apoiados pela UNITA, ficou também provado que eles se hospedaram no Sovsmo, que é um espaço da UNITA, ficou igualmente provado que na província de Cabinda, foram apoiados pelo pessoal da UNITA.

Ouça as declarações no programa Geração 80, emitido todos os sábados, na 103.7.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD