Ligar-se a nós

Sociedade

Especialista questiona titularidade de líderes religiosos em Angola

Publicado

em

A titularidade dos profetas e demais líderes religiosos em Angola deve ser revista para garantir a segurança física, psicológica e emocional dos fiéis.

A defesa é do sociólogo Agostinho Paulo, que motivado pelos últimos acontecimentos trágicos envolvendo figuras religiosas, falou à Rádio Correio da Kianda.

Uma outra questão que também preocupa a sociedade está voltada aos casos de feitiçaria que muitas vezes terminam em tragédia dos envolvidos.

Continuando, o sociólogo disse que é altura de forçar o encerramento das igrejas que não estão em conformidade com os requisitos impostos. E esta é uma responsabilidade que pertence unicamente ao Estado.

Ainda sobre o assunto, a Igreja Missão de Serviço que não apresentava nenhuma autorização formal para funcionar e acolher os fiéis na cidade do Lubango foi encerrada após a mesma estar alegadamente envolvida na morte de uma criança de 10 anos. As denúncias na cidade do Lubango levaram o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e o Ministério da Saúde à apurar as condições de funcionamento, pelo que foi comprovado que a mesma não oferecia nenhuma para os fiéis.

Uma estrutura inacabada e sem condições para acolher fiéis, atraiu dezenas de pessoas maioritariamente em situações de vulnerabilidade oferecendo às mesmas promessas de cura para diferentes situações. De acordo com a informação avançada pela TPA naquela província a igreja missão de serviço, está agora ser acusada pelos maus tratos aos fiéis.

As condições que aqueles fiéis estavam submetidos eram precárias, sem água potável, saneamento ou qualquer outro tipo de acompanhamento médico, muitos deles dormiam ao relento ou casas improvisadas. Segundo a mesma fonte a igreja não possui nenhuma identificação oficial.

O jovem apresentado como suposto pastor da igreja missão de serviço foi detido e será apresentado ao Ministério Público para os procedimentos subsequentes, quanto aos fiéis, o Ministério da Saúde responsabilizou-se para oferecer os devidos tratamentos, garante a TPA.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Especialista questiona titularidade de líderes religiosos em Angola - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD