Connect with us

Economia

Especialista Lopo Santos considera que é bom momento para investir no mercado de acções em Angola

Published

on

O actual contexto económico de Angola é uma boa oportunidade para investir no mercado de acções no país. A opinião é de Lopo Santos, especialista em renda passiva, que destacou hoje, durante o webinar “Tudo o que precisas saber para investir em acções: Caso Banco BAI”, o bom desempenho na bolsa das acções do Banco Angolano de Investimentos.

Os preços actuais do barril do petróleo, as medidas do Banco Nacional de Angola e do Fundo Monetário Internacional para controlo da taxa de câmbio e o bom desempenho do sector bancário no país configuram um “cenário optimista” para o investimento no mercado de acções da banca, considera o especialista em renda passiva, Lopo Santos.

Neste sentido, durante o webinar “Tudo o que precisas saber para investir em acções: Caso Banco BAI”, transmitido hoje por Instagram com a condução da empreendedora Neusa Pinto, o também consultor financeiro indicou que “este é um bom momento para investir nas acções do BAI”, uma das duas empresas cotadas na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

“Considerando o preço actual das acções do BAI, de 31.250 kz, e tendo como referência os dividendos pagos no ano passado, os investidores nas acções deste banco poderão ter expectativas positivas”, comentou o analista. Lopo Santos apontou também “o forte crescimento da instituição no último trimestre”, como um “sinal positivo”.

“Ao ser o maior banco em Angola em termos de activos e o que mais capta depósitos”, continuou o consultor, o “BAI transmite grande segurança aos investidores”. “É uma instituição forte, a nível de capital humano tem dos melhores quadros da banca e tem sido líder na inovação, o que é bastante importante”. 

O especialista sublinhou que “a banca é dos sectores mais lucrativos e mais regulados e supervisionados” em Angola. “Ao estar cotado em bolsa, o BAI demonstra que se rege por parâmetros rigorosos de governança corporativa, liquidez, solidez, e que apresenta reportes financeiros muito bem estruturados”, condições “essenciais para uma empresa ser admitida no mercado de acções”.

Em Maio deste ano, o BAI lançou uma Oferta Pública de Venda de 10% das acções até então detidas pela Sonangol e Endiama. A 9 de Junho, a instituição bancária passou a estar cotada no Mercado de Bolsa de Acções da BODIVA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas