Connect with us

Lifestyle

Especialista lança livro sobre novos métodos de gestão da economia

Published

on

Foi lançado nesta sexta-feira, em Luanda, um livro do economista Francisco António Manuel Lumbo, intitulado Meso, Mor e Max-economia, que traz três novos conceitos da gestão da coisa pública.

Tratam-se, de acordo com o autor, de novos métodos de gestão da economia.

“O livro vem fazer com que a nossa gestão económica melhore”, disse, sublinhando ser o seu contributo para os desafios do país na gestão da coisa pública.

Francisco António Manuel Luvumbo, ao entrar para os conceitos, explicou que na generalidade, a abordagem dos dados parte sempre da microeconomia para a macro, razão pela qual, através do seu livro propõe que passem pela mesoeconomia.

“No ramo empresarial, é preciso olharmos para a macro. Então, para que a gestão seja participativa, inclusiva, seja colectiva, temos agentes técnicos científicos na mesoeconomia na mesa e também na micro, que interagem até aos macroeconomistas. Os macroeconomistas vão interagindo com os moreeconomistas e os maxieconomistas”, detalhou.

O economista Rui Malaquias, que apresentou a obra Meso, Mor e Max-economia, enalteceu o facto de um angolano inventar três novos conceitos no mundo da economia.

“Esta obra é de facto inovadora porque ela veio agregar à teoria económica tradicional em que a economia era só analisada de forma micro e de forma macro. Aqui há mais três conceitos que vêm agregar a forma de analisar a economia, estratificando-a para que melhore ela seja analisada”, disse.

Segundo Rui Malaquias, esses três novos conceitos ajudam os académicos, empresários e também os decisores, para uma melhor gestão da coisa pública.

Rui Malaquias sublinhou, no entanto que estas três novas formas de estratificação possibilita uma visão diferente sobre a economia.

“Em vez de pós tudo na macro ou na macro é possível nós vermos de forma mais estratificada porque assim facilita também a própria análise económica e a economia bem analisa só facilita a execução de vários programas”, disse, referindo-se às regras de alocação dos escassos recursos às necessidades da população.

Sobre os novos conceitos, Rui Malaquias mostrou-se regozijado pelo facto de Francisco António Manuel Luvumbo juntar-se aos economistas mundiais como Samuelson que trouxe o conceito de microeconomia e Ken que trouxe a macroeconomia, com Meso, more e mesoeconomia.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *