Economia
Especialista defende inclusão financeira como “impulso” para economia
“A estratégia de inclusão financeira é crucial para o bom desempenho da economia angolana”.
A afirmação é do economista José Lumbo que, considera importante que se olhe para o tema com um pendor mais pedagógico, uma vez que a economia funciona quando a circulação monetária é controlada pelo sistema financeiro.
A consideração foi feita esta sexta-feira, à Rádio Correio da Kianda, em reacção a informação a dar conta que o Conselho de Ministros analisou esta sexta-feira, dentre outros assuntos, o Projecto de Decreto Presidencial que aprova a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, na sua 9ª Sessão Ordinária
José Lumbo, entende que tanto os bancos comerciais, quanto o Banco Central, devem ser chamados a prestar colaboração no processo de inclusão e educação financeira da população do angolana.
O especialista disse ainda que os ministérios da Educação e Ensino Superior precisam através de programas gizados, promover a inclusão financeira, visado sobretudo, atender os indivíduos de baixa renda.
O economista almeja um sistema financeiro nacional robusto que facilite, dentre outros pontos, a concessão de créditos aos agentes económicos.