Politica
Especialista comenta declarações de Nandó: “problemas do país não podem ser atribuídos apenas ao MPLA”, diz
O especialista em relações internacionais disse que as últimas declarações do membro do Bureau Político do MPLA, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, revelam que o partido que suporta o Governo é bastante avisado, e do ponto de vista ideológico, continua sólido.
Crisóstomo Chipilica disse, por outro lado, que os pronunciamentos do antigo Presidente da Assembleia Nacional “vêm atirar por terra as especulações sem cruzar com as fontes oficiais”, embora considere normal existir múltiplas candidaturas, com vista a democratizar a organização, mas obedecendo as normas partidárias.
Chipilica é de opinião que “o país tem muitos problemas”, entretanto, “não se pode atribuir a paternidade desses dilemas somente ao MPLA, cabe a todos actores do país”.
Crisóstomo, considera que a afirmação do também antigo 1º Ministro da República de Angola é sinal evidente que os camaradas vão resolver os seus problemas internamente com as atenções viradas para os resultados eleitorais de 2027.
Vale lembrar que, o antigo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, que vinha sendo cotado como um dos nomes para concorrer pelo MPLA nas eleições de 2027, garantiu estar a trabalhar para a unidade do partido no poder.
Ao ser interpelado, no intervalo da VII reunião ordinária do Comité Central do MPLA, que decorreu esta segunda-feira, 25, sobre estar a ser referenciado como presidenciável, “Nandó” respondeu que “o mais importante é trabalharmos todos para a unidade e a estabilidade do partido”.