Mundo
Especialista apela cessar-fogo entre Israel e Hamas
Um cessar-fogo entre Israel e Hamas precisa-se para se evitar uma escalada da guerra na região. O apelo é de Mário Gerson, especialista em relações internacionais, hoje, no seu espaço “Visão Global”, da Rádio Correio da Kianda, que olha para diferentes temas do mundo político, económico, social e militar.
Mário Gerson espera que o Irão não ataque Israel, na sequência da morte do líder político do Hamas.
“O novo líder do Hamas não está muito interessado nos planos de paz. Vamos ver o que acontece nos próximos dias derivado de colocar sobre a mesa mais uma ronda negocial que culmine na libertação dos reféns e coloque um fim nesses ataques. Ainda há expectativa de um eventual ataque por parte do Irão com risco de alastramento desse conflito que já dura alguns anos ali no Médio Oriente”, referiu.
Enquanto isso, o secretário da Defesa dos EUA ordenou o acelerar do destacamento de um porta-aviões para o Médio Oriente, onde aumentam os receios de um alastramento regional da guerra entre Israel e o Hamas.
Lloyd Austin ordenou à frota liderada pelo USS Abraham Lincoln, que transporta caças F-35C, que se deslocasse mais rapidamente, disse o porta-voz do Pentágono Pat Ryder, face ao risco de uma ofensiva em grande escala contra Israel por parte do movimento xiita libanês Hezbollah, apoiado pelo Irão, ou pelo próprio Irão.
Austin manteve uma conversa com o homólogo israelita, Yoav Gallant, no domingo e ordenou também o envio do submarino de mísseis de cruzeiro de propulsão nuclear USS Geórgia para a mesma zona, acrescentou Ryder.