Connect with us

Bastidores

Especialista analisa foto de Adalberto e Samakuva: “Estão sob uma tensão e escondem emoções…”

Published

on

O especialista revelou os resultados da análise que fez a linguagem corporal e microexpressões faciais… Ora veja!

Pedro Fernando Dala, um investigador de linguagem corporal e que tem por hábito analisar fotografias de figuras públicas, analisou em exclusivo para o Correio da Kianda, uma fotografia tirada no final de uma reunião da direcção da UNITA, ocorrida nesta quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, em que podemos ver o ex-presidente da UNITA, Isaias Samakuva, Adalberto da Costa Júnior, e mais dois condidatos derrotados no último Congresso Ordinário da UNITA, nomeadamente, Alcides Sakala e General Numa.

“Todos eles estão sob alguma tensão, e procuraram esconder as emoções do jeito espontâneo. O sorriso de três deles não é verdadeiro…”, pode ler-se na análise feita em exclusivo para o Correio da Kianda.

Segun Pedro Fernando Dala, na imagem, é possível observar a confusão interna, em que todos, de uma ou de outra forma, tentam viver um sentimento de segurança (talvez seja a primeira vez que posam numa foto juntos).

“Quando passamos por uma confusão interna, temos a tendência de ajustar a postura, brincar com objecto, balançar os sapatos, o que simboliza tentativa de alívio de tensão”.

Quanto ao Isaias Samakuva, Pedro afirma que “a imagem não é muito típica de quando era líder do partido, mas neste momento ele tenta transmitir energia, alegria, mas o sorriso é esforçado. Este sorriso é chamado de “Duping Delight”, termo criado pelo Dr. Paul Ekman. Surge quando alguém quer mostrar prazer profundo por uma mentira (porém não se enquadra nesta imagem). Tem a postura paralela, que é uma posição conhecida universalmente como de subordinação. Geralmente, a posição é adequada quando somos chamados por um superior.

“Do outro lado, Adalberto da Costa Júnior faz gestos com o polegar. Geralmente, este gesto indica domínio e segurança em si, bem como acordo e um forte desejo em alcançar sucesso profissional. Se virmos o da outra mão, o mesmo dedo traduz um certo retraimento, mas a expressão toda dele é de alguma satisfação”, disse.

Quanto a Alcides Sakala, o especialista afirma que o candidato que saiu em segundo lugar no último congresso da UNITA, tenta esconder ligeiramente os dedos no palitó, ou talvez esteja a ajustá-lo, uma maneira de controlar a confusão interna. Demonstra um sorriso conhecido como disfarce. “Este sorriso surge quando não gostamos do local, de um presente, por exemplo, mas precisamos manter boa aparência”.

Por último, General Numa, com as mãos atrás e os pés e pernas ligeiramente abertas.

“O comportamento das pernas ligeiramente abertas demonstra ocupação de território. Em muitos casos, também é posição de controlo em que a pessoa busca equilíbrio, porque diante de um confronto as pessoas nunca ficam de pernas cruzadas”

“Curioso, é a falta de actividades nas testas e falta de rugas no canto dos olhos, estes detalhes representam emoções verdadeiras”, conclui

Fonte deste jornal próximo aos maninhos, avança que a foto que se tornou viral nas redes sociais, nas últimas 24 horas, surge com objectivo de acalmar os ânimos no interior do partido UNITA, onde se levantavam vozes a favor de pronunciamentos públicos de Samakuva e Sakala em relação aos rumores em torno da alegada destituição de Adalberto da Costa Júnior .

Notícias postas a circular por vários veículos de informação dão conta que o Ministério Público junto ao Tribunal Constitucional, distribuiu aos juízes conselheiros daquela instituição, a sua posição em relação ao processo de destituição de Adalberto da Costa Júnior da liderança da UNITA.

O processo de destituição de Adalberto da Costa Júnior foi aberto no início deste ano por militantes desertores da UNITA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania