Sociedade
Especialista alerta doentes diabéticos sobre cuidados com dieta alimentar
Esta quinta-feira, 15, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes junto à Organização Mundial de Saúde para consciencializar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.
Em entrevista ao Correio da Kianda, a médica Vissolela Jorge, afecta ao hospital Heróis do Kifangondo, disse que o diabetes é caracterizado como o nível elevado de açúcar no sangue, onde a sua manifestação é a perda elevada de peso, aumento da sede e que acomete também a visão.
Segunda a médica, após o diagnóstico, os pacientes devem optar imediatamente por uma dieta alimentar regrada, para se eliminar o uso de açúcar de forma obrigatória, fazer exercícios físicos e cumprir a medicação.
Sobre o assunto, a cidadã Joaquina Bravo disse conviver com familiares que têm a doença e reforçar os cuidados a ter.
Já, Zulmira Rosário, disse que foi diagnosticada com diabetes já há 16 anos, e afirma que já lida com o assunto de forma tranquila, pois é uma doença hereditária.
A data foi escolhida para reforçar a conscientização sobre a doença, destacando a importância da prevenção e oferecendo alternativas para os pacientes.