Desporto
Espanha vence Inglaterra e arrebata troféu do Euro 2024
A Espanha venceu este domingo, 14, a Inglaterra e conquistou o Europeu, o quarto do seu historial – três nas últimas cinco edições e um novo recorde absoluto.
A Inglaterra resistiu até onde foi possível, mas voltou a “morrer na praia” como em 2021 quando perdeu com a Itália.
Com a realeza de ambas as monarquias a assistir ao jogo, ao vivo, a Inglaterra surpreendeu na 1.ª parte pela disposição defensiva que adoptou. Tal como a França, os ingleses fizeram marcação férrea a Rodri, por Foden e Kane.
Nas laterais, Shaw e Walker “engavetaram” Yamal e Williams. O único remate à baliza foi aos 45+1’ por Foden.
Na 2.ª parte, a Espanha entrou a todo o gás. Laporte iniciou a jogada no lado direito, a bola chegou a Yamal, que derivou para o centro, cruzou para a boca da área, onde Olmo deixou passar para Williams atirar para golo. Os ingleses ficaram em choque e Olmo podia, dois minutos depois, ter dilatado a vantagem – o remate saiu ao lado. Depois foi Morata e Williams que iam marcando.
Southgate tirou Kane e meteu Watkins e a equipa reagiu. Aos 64’, Bellingham tirou três adversários em curto espaço e rematou forte ao lado. Dois minutos depois, numa transição rápida, Yamal rematou rasteiro para grande defesa de Pickford.
Aos 73’, o empate: Saka progrediu pela esquerda, passou para Bellingham, que, em queda, assistiu para o remate rasteiro de Palmer, que tinha entrado três minutos antes.
A Espanha reagiu e procurou o golo. Aos 82’, Yamal rematou para grande defesa de Pickford. Quando a Inglaterra já jogava para prolongar a partida, a Espanha sentenciou o jogo de modo simples: Olmo entregou em progressão para Cucurella, este centrou em arco e Oyarzabal empurrou a bola para dentro. Aos 90’, Olmo evitou o empate em cima da linha.