Cultura
Escritor angolano Ondjaki Homenageado em Santo Tirso
No Dia Mundial da Poesia, assinalado onte, segunda-feira, 21 de Março, o escritor angolano Ondjaki distribuiu livros de poesia pelas ruas da cidade de Santo Tirso, em Portugal, onde foi alvo de uma homenagem, no passado sábado. O autor foi figura principal da semana da “Poesia Livre”, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Ondjaki e o presidente da autarquia, Alberto Costa, passaram parte da manhã de hoje nas ruas e na feira de Santo Tirso, onde ofereceram livros à população, nomeadamente antologias de poesia e obras de autores tirsenses.
Este foi um dos momentos que marcaram a presença do escritor angolano na semana da 17ª edição da “Poesia Livre”, este ano dedicada às Vozes da Lusofonia.
Nos últimos dias, Ondjaki esteve em várias escolas de Santo Tirso, onde contactou de perto com crianças e jovens, numa acção de divulgação da sua obra literária.
No sábado à noite, o átrio do edifício da Câmara Municipal encheu-se para lhe prestar um tributo. No final da sessão, Ondjaki disse sentir-se “de coração cheio”, não apenas devido à homenagem de que foi alvo. “A parte que mais me tocou foi o contacto com as crianças e os adolescentes, e até com as ‘crianças’ da universidade sénior com quem também estive”, confessou.
“Levo daqui novas ideias sobre como trabalhar a cultura, a poesia e a música, que vou tentar implementar, também, em Angola, dentro das nossas possibilidades culturais”, acrescentou.
Perante tudo isto, Ondjaki adiantou que “o difícil não foi chegar, difícil será sair de Santo Tirso”, sublinhando encarar a homenagem de que foi alvo não apenas como um tributo à sua obra, mas também “a toda a literatura angolana”.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, afirmou, por seu turno, que esta foi “uma homenagem justa e merecida, a uma figura incontornável da escrita, que é também uma pessoa extraordinária”.
“O Ondjaki é um ser humano fantástico, talentoso e com um coração grandioso, e a sua presença em Santo Tirso é um motivo de grande orgulho para nós”, acrescentou o autarca.
Entre inúmeras iniciativas, o programa 17ª edição da “Poesia Livre”, que arrancou no passado dia 11 de março e termina hoje à noite, contou também com um concerto da cantora cabo-verdiana Cremilda Medina.