Sociedade
Escritor alerta para consumo audiovisual descontrolado entre as crianças
O docente e escritor infanto-juvenil, Arnaldo César Correia, alertou para os perigos do consumo audiovisual descontrolado entre as crianças.
A exposição de menores a conteúdos inadequados tem-se tornado cada vez mais frequente, por culpa dos pais e encarregados de educação, que, por negligência, não controlam aquilo que as crianças consomem. Esta falta de atenção pode desencadear consequências graves, como comportamentos agressivos, dependência digital, falta de habilidades cognitivas, entre várias outras consequências, que segundo Arnaldo Correia, precisam ser evitadas.
“Falar do consumo audiovisual que as crianças nos últimos tempos têm-se submetido, é falar de um mal que tem enfermado as nossas crianças, e parte de todo esse processo acaba sendo culpa dos pais”, disse.
O docente defende maior rigor por conta dos pais, no sentido de preencher o tempo da criança com actividades lúdicas e intelectualmente saudáveis para a fase em que se encontram.
Os pais precisam agir como os principais filtros activos te todo o consumo dos filhos, acrescentou.
“Seria bom que nessa fase os pais pudessem de alguma forma, ter algum rigor quanto aos conteúdos que as crianças consomem”, concluiu o docente.
O consumo audiovisual equilibrado e consciente proporciona um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças.