Sociedade
Escolas do Calumbo com dificuldades para garantir condições de biossegurança
As escolas da comuna do Calumbo, em Viana, são as que enfrentam maiores dificuldades para a garantia de condições de biossegurança para os seus alunos.
A directora municipal da Educação de Viana, Madalena Massokola, disse, hoje, que as escolas situadas na comuna do Calumbo e distrito da Báia, são as que constituem maior preocupação para as autoridades da educação do município no cumprimento das medidas de biossegurança para a prevenção da covid-19, principalmente as do ensino primário.
As escolas do distrito do Zango também fazem parte das escolas no município com maiores dificuldades no acesso ao material de biossegurança.
Madalena Massokola referiu que para mitigar a carência, têm contado com o apoio do Ministério da Educação, também da administração municipal e da delegação provincial da Educação.
Aquela responsável fez esta revelação no acto de recepção de material de biossegurança oferecido à escola do Iº ciclo do ensino secundário nº 5020 pela organização Kukingila. Madalena Massokola apelou, por outro lado, às outras associações do município a se juntarem à iniciativa da Kukingila para garantir segurança às escolas do ensino primário que estão a preparar as condições de biossegurança para o possível arranque das aulas, interrompidas em Março, por conta do aumento de casos de covid-19 no país.
O presidente da Associação Kukingila, Fábio Quididi, disse que dos materiais de biossegurança oferecidos àquela escola do ensino primário, consta o álcool em gel, lixívia e o ‘lava-tudo’ e sabão, tendo prometido para os próximos dias levar à escola, dois reservatórios de água para a higienização das mãos.
Já a directora da escola 5020, Maria Teresa André, revelou, na ocasião, que a sua instituição enfrenta várias dificuldades para a garantia de condições de biossegurança às crianças que ai estudam, por não haver água corrente na zona, para permitir a higienização das mãos aos alunos, pelo que o gesto da organização Kukingila vem em boa hora, e agradeceu pela iniciativa de contemplar a escola com material de biossegurança.
Com 11 salas de aulas, a escola primária nº 5020, no bairro da regedoria, tem matriculado no presente ano lectivo, 1097 alunos estando 225 deles na 6ª classe, distribuídos em 6 turmas.