Politica
Escândalos envolvendo dirigentes da UNITA podem manchar imagem do partido, diz analista
O cientista político Eurico Gonçalves disse que a detenção do Secretário Provincial da UNITA no Moxico, Afonso Ndumba, assim como o caso do deputado Alberto Catenda, que perdeu o seu mandato por alugar a viatura protocolar, representam riscos de recursos humanos, que podem influenciar na imagem negativa ou positiva do partido.
Eurico Gonçalves disse que com estes “escândalos” envolvendo altos dirigentes da UNITA, é o nome e a imagem do partido que fica em causa, pelo que defende maior ética moral e política aos seus líderes.
O Secretário Provincial da UNITA no Moxico, Afonso Baptista Ndumba, entregou-se esta segunda-feira, 10, vindo do Saurimo, e já se encontra detido numa das esquadras da Polícia Nacional.
Segundo fontes, o cerco dos agentes do Serviço de Investigação Criminal desencorajou a tentativa da direcção da UNITA, levar o suspeito a Luanda, na comitiva do seu Presidente Adalberto Costa Júnior.
A comitiva presidencial do “Galo Negro” se apercebendo da investida das autoridades policiais, aconselhou o agora arguido, Afonso Ndumba, que se encontrava no Saurimo, que fosse ao Luena-Moxico, na sexta-feira, para se apresentar as autoridades.
Afonso Ndumba estava foragido por alegadamente desviar 7 milhões de que estavam destinados para os preparativos da visita do líder daquele partido, e procurado pelas autoridades judiciais por estar implicado em crimes de associação criminosa.