Ligar-se a nós

Mundo

Erdogan quer desenvolver comércio de ouro com a Venezuela

Publicado

em

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta terça-feira (12) que quer desenvolver o comércio do ouro com a Venezuela apesar das advertências dos Estados Unidos, que supervisiona los intercâmbios comerciais entre Turquia e Venezuela.

“Após nossa visita à Venezuela, o vice-presidente de [Nicolás] Maduro veio a nosso país e fez avaliações aqui”, declarou o chefe do Estado turco em Corum, perto de Ancara.

“Este vice-presidente elogiou a indústria de Corum, o sucesso de meus irmãos em Corum e, se Deus quiser, vamos levar Corum a outro nível em termos de comércio de ouro”, acrescentou.

Erdogan não citou a autoridade venezuelana a que se referia, mas a agência estatal Anadolu informou em janeiro a visita à Turquia de Tareck El Aissami, vice-presidente da área econômica da Venezuela e colaborador próximo de Maduro.

Segundo a imprensa, a Venezuela exportou ouro para a Turquia no valor de 900 milhões de euros em 2018, e em meados de janeiro os dois países concordaram em aumentar as exportações depois de um acordo que prevê o refino do ouro venezuelano em uma fábrica de Corum.

Uma alta autoridade dos EUA disse que Washington estava examinando as trocas comerciais entre Ancara e Caracas, em particular as exportações de ouro da Venezuela para a Turquia, para determinar se eles violaram as sanções impostas pelos Estados Unidos a Caracas.

“Examinamos a natureza das atividades comerciais turco-venezuelanas e, se encontrarmos uma violação de nossas sanções, obviamente agiremos”, disse o funcionário em Ancara.

Cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos e 23 membros da União Europeia (UE), reconheceram ou apoiaram o presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, que se proclamou presidente em 23 de janeiro.

Mas o presidente Nicolás Maduro também conta com o apoio de países como Turquia, Rússia ou China.

Em 23 de janeiro, o presidente Erdogan ligou para Maduro para lhe dar apoio. Erdogan e Maduro têm um bom relacionamento há anos.

Maduro foi um dos primeiros líderes do mundo a apoiar Erdogan após a tentativa de golpe na Turquia em julho de 2016.

 

AFP

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD