" />
Conecte-se agora

Mundo

Erdogan quer desenvolver comércio de ouro com a Venezuela

Redação

Publicados

on

- Erdogan - Erdogan quer desenvolver comércio de ouro com a Venezuela

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta terça-feira (12) que quer desenvolver o comércio do ouro com a Venezuela apesar das advertências dos Estados Unidos, que supervisiona los intercâmbios comerciais entre Turquia e Venezuela.

“Após nossa visita à Venezuela, o vice-presidente de [Nicolás] Maduro veio a nosso país e fez avaliações aqui”, declarou o chefe do Estado turco em Corum, perto de Ancara.

“Este vice-presidente elogiou a indústria de Corum, o sucesso de meus irmãos em Corum e, se Deus quiser, vamos levar Corum a outro nível em termos de comércio de ouro”, acrescentou.

Erdogan não citou a autoridade venezuelana a que se referia, mas a agência estatal Anadolu informou em janeiro a visita à Turquia de Tareck El Aissami, vice-presidente da área econômica da Venezuela e colaborador próximo de Maduro.

Segundo a imprensa, a Venezuela exportou ouro para a Turquia no valor de 900 milhões de euros em 2018, e em meados de janeiro os dois países concordaram em aumentar as exportações depois de um acordo que prevê o refino do ouro venezuelano em uma fábrica de Corum.

Uma alta autoridade dos EUA disse que Washington estava examinando as trocas comerciais entre Ancara e Caracas, em particular as exportações de ouro da Venezuela para a Turquia, para determinar se eles violaram as sanções impostas pelos Estados Unidos a Caracas.

“Examinamos a natureza das atividades comerciais turco-venezuelanas e, se encontrarmos uma violação de nossas sanções, obviamente agiremos”, disse o funcionário em Ancara.

Cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos e 23 membros da União Europeia (UE), reconheceram ou apoiaram o presidente do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, que se proclamou presidente em 23 de janeiro.

Mas o presidente Nicolás Maduro também conta com o apoio de países como Turquia, Rússia ou China.

Em 23 de janeiro, o presidente Erdogan ligou para Maduro para lhe dar apoio. Erdogan e Maduro têm um bom relacionamento há anos.

Maduro foi um dos primeiros líderes do mundo a apoiar Erdogan após a tentativa de golpe na Turquia em julho de 2016.

 

AFP

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (44)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD