Connect with us

Mundo

Equipamento agrícola de herdade de Mugabe vai a leilão no sábado

Dezenas de equipamentos agrícolas pertencentes à herdade de Gushungo, do antigo Presidente do Zimbabué Robert Mugabe, serão leiloados este sábado, na capital do país, Harare.

Published

on

leilão estarão vários equipamentos da herdade, atualmente gerida pela mulher do antigo chefe de Estadom, Grace Mugabe, como quatro grades de discos, mais de uma dúzia de tratores, uma escavadora e mais de 20 automóveis e motas – entre as quais uma limusine Mercedes-Benz e um Ford Ranger.

A organização do evento está a cargo da casa de leilões Ruby.

À agência espanhola Efe, a diretora de operações da Ruby, Sija Simbisai, afirmou desconhecer o valor total esperado das vendas, mas acredita numa elevada adesão ao leilão.

Para poder assistir ao leilão, os interessados terão de pagar uma fiança de 5.000 dólares locais.

A herdade de Gushungo situa-se numa propriedade expropriada a um agricultor branco durante a reforma agrícola do Zimbabué e o seu principal foco é a produção de laticínios.

Estima-se que Mugabe e os seus familiares possuam mais de uma dezena de quintas e herdades em mais de 15.000 hectares de terrenos, muitas delas situadas no rico vale de Mazowe, a cerca de 30 minutos de carro de Harare.

Robert Mugabe, com 95 anos, governou o Zimbabué durante 37 anos, antes de ter sido afastado no seguimento de um golpe de Estado em novembro de 2017.

Desde então, Mugabe exilou-se da política e passa agora os dias na sua mansão no norte de Harare.

O seu sucessor na liderança do país, Emmerson Mnangagwa, não realizou até agora qualquer ação para se apoderar das propriedades do ex-chefe de Estado, ainda que se tenha comprometido a expropriar agricultores negros que possuam mais que uma.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas