Ligar-se a nós

Sociedade

Envolvimento de crianças no garimpo de ouro preocupa Governo da Huíla

Publicado

em

O governador da Huíla, Nuno Mahapi, mostrou-se preocupado com o facto de haver crianças envolvidas no trabalho de exploração ilegal de ouro.

Segundo Nuno Mahapi, os municípios da Jamba e do Chipingo, são os que mais registam casos de crianças envolvidas na exploração ilegal de ouro.

Sobre o garimpo de ouro, o governante disse que a actividade tem causado riscos à vida humana, com relatos, em muitos casos, de pessoas que morrem na actividade, tendo advogado a criação de medidas que visam pôr fim a actividade nas duas zonas, por se consubstanciar em prejuízos para a economia nacional.

Nuno Mahapi anunciou que para os próximos dias está previsto um encontro entre as autoridades, a comunidade e autoridades tradicionais dos dois municípios para em conjunto se definirem estratégias de combate ao fenómeno.

“Deixamos orientações claras ao administrador municipal da Jamba, ao administrador municipal do Chipindo, para em conjunto das comunidades começarem a trabalhar porque acreditamos que é possível revertermos esse quadro, porque são jovens que precisam estar na escola, precisam continuar a aprender para amanhã darem mais valência ao crescimento do nosso país”, disse.

O governador lembrou que o governo central já têm definido um plano para concessão da exploração de ouro nos dois municípios naqueles dois municípios da província da Huíla, mas que é destinado às grandes empresas para que estas absorvam a mão de obra local, que pratica exploração ilegal deste tipo de mineral.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD