Politica
Entrega de certidões de óbito das vítimas de conflitos arranca hoje no Arena do Kilamba
Depois da entrega simbólica, na semana passada, das primeiras certidões de óbito a alguns familiares de vítimas do “27 de Maio de 1977”, a partir de hoje, o pavilhão desportivo Arena do Kilamba, em Luanda, vai receber as viúvas, órfãos e familiares de vítimas de conflitos políticos, desde a Independência do país (11 de Novembro de 1975) até 4 de Abril de 2002, para requerer e obter certidões de óbitos de seus parentes.
A entrega das primeiras certidões ocorreu durante as cerimónias de homenagem às vítimas daquele homicídio no seio do MPLA, que ocorreu por todo o país.
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, que também dirige a Comissão para Implementação do Plano de Reconciliação das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP), vai presidir a cerimónia de abertura do processo.
No pavilhão, depois de recolhidos os pedidos e introduzidos numa base de dados nacional, os técnicos vão fazer imediatamente a certificação do óbito e, em acto subsequente, um conservador vai emitir no local uma certidão de óbito e entregar às famílias.
Continuar a ler