Connect with us

Diversos

Entrada em vigor do IVA adiada

Published

on

O Imposto de Valor Acrescentado (IVA), previsto para entrar em vigor no dia 1 de Julho, foi adiado para o mês de Outubro do corrente ano, soube o Correio da Kianda junto de fontes do Governo.

Hoje, sexta-feira, representantes das associações empresariais e membros do Executivo acordaram, para já, a alteração de entrada em vigor do IVA-Imposto sobre o Valor Acrescentado.

Assim, prevê-se novas datas. Ou seja, a entrada em vigor do IVA pode passar de Julho para Outubro, dependendo do cronograma a assumir entre a Administração Geral Tributária e o Grupo Técnico das Associações Empresariais, revela fonte do Mercado pedindo anonimato.

O encontro que decorreu na Cidade Alta discutiu também a necessidade de redução da taxa de 7% para empresas em regime transitório e analisou a possibilidade da aplicação do IVA na educação e ensino, a dedução de 10% sobre o valor dos stocks na verba liquidada de Imposto Industrial presumível de 2%.

O Grupo Técnico das Associações Empresariais também manifestou a preocupação de se estudar um mecanismo que crie instrumento legal específico que evite a dupla tributação no caso dos adiantamentos a despachantes oficiais.

A concertação prevê também um encontro com empresas de softwares de gestão para concertar a hipótese de se implementar o IVA em Outubro, embora a posição do Grupo Técnico das Associações Empresariais seja em Janeiro de 2020.