Connect with us

Politica

ENSA, Standard Bank e Bodiva entre empresas alienadas pelo Estado este ano

Published

on

A ENSA, o Standard Bank e a Bodiva fazem parte das empresas que o Estado vai alienar até Novembro deste ano.

A informação foi avançada pelo secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, na qualidade de coordenador-adjunto da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (PROPRIV), que reuniu nesta segunda-feira, 02, sob a orientação do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

Assim sendo, a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) vai ser privatizada até Setembro deste ano, bem como a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em Outubro, e a participação de 49 por cento que o Estado detém no Standard Bank, em Novembro.

O responsável avançou que o processo de privatização da ENSA está numa fase “bastante avançada”, onde se pretende fazer uma privatização em bolsa de 30 por cento do capital da ENSA que o Estado detém.

Quanto a inclusão do activo que será incluído no programa de privatizações o Estado vai alienar, até Novembro, 34 por cento das 49 acções que detém no Standard Bank, sendo 24 por cento para o acionista parceiro e 10 por cento será alienado em bolsa e 15 por cento será mantido na esfera do Estado.

Ottoniel dos Santos referiu que foi também apreciada a estratégia da participação indirecta do estado no Banco BFA, que será alienada até o primeiro trimestre de 2025.

O órgão, apreciou também a proposta de optimização do processo de privatização da empresa UNITEL.

Segundo o coordenador-adjunto da Comissão, a proposta está na ordem dos 15 por cento da participação que o Estado detém na UNITEL e esta privatização deverá ocorrer até o início do segundo semestre de 2025.