" />
Conecte-se agora

Economia

ENSA e BCI entre as empresas a serem privatizadas

Redação

Publicados

on

ensa e bci entre as empresas a serem privatizadas - Design sem nome 10 - ENSA e BCI entre as empresas a serem privatizadas

O Fundo Monetário Internacional (FMI), que concedeu 3,7 mil milhões de dólares a Luanda em Dezembro, está a empurrar as autoridades angolanas para a privatização. Mas, segundo a secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves, citada pela agência Lusa, o plano estava previsto antes do acordo de assistência com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O Estado não é bom a gerir empresas, devemos deixar quem tem mais talento para tornar as empresas mais lucrativas, criarem empregos e ajudarem o país a  crescer mais”, justificou.

O programa do acordo de assistência do FMI, prevê  o encerramento de empresas detidas pelo Estado em situação de insolvência e a privatização de outras 126 empresas, incluindo 52 participações da Sonangol, em áreas fora dos petróleos.

Várias empresas são alvo, começando pela companhia aérea nacional TAAG, o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e a seguradora ENSA, Angola Telecom entre outros.

Numa longa análise ao processo de privatizações em curso em Angola, a unidade de análise económica da revista britânica ‘The Economist’ alerta para a necessidade de o processo ser bem gerido, sob pena de afastar os potenciais interessados.

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (44)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD