Connect with us

Lifestyle

Enoque Lúcio apresenta hábitos e costumes dos povos em música de homenagem às avós

Published

on

“Cesto da Avó” é o mais recente single do músico Enoque Lúcio que foi disponibilizado no passado dia 12 de Novembro, nas plataformas digitais, como parte do EP “Fofocas da Banda” com quatro faixas musicais, virado no resgate da nossa ancestralidade e no cancioneiro popular do Sul do País, que será lançado em 2022.

Num Afro Jazz clássico, a música “Cesto da Avó”, da pena do próprio Enoque Lúcio, revisita os valores da ancestralidade angolana e propõe-se em viajar no tempo a fim de trazer a tona o sacrifício da matriarca em prol da educação dos netos, numa sonoridade mais contemporânea.

Além de conservar as tradições e os valores culturais, o músico defende que esses elementos fazem toda a diferença no quotidiano de um povo.

“A música retrata a história de uma avó que tudo fez para cuidar dos netos. Mas, ao longo do tempo, contraiu uma doença que que colocou fim sua vida, deixando os netos desamparados”, conta o artista.

Estas vivências, como descreve, o transformaram no artista que é hoje, cantando melodias que imortalizam os hábitos e costumes dos passados, como mostra nas faixas “Copo de Sal”, “Pés doridos” e agora com “Cesto da Avó”.

Nascido no Lobito, província de Benguela, o cantor, compositor e produtor musical, Enoque Lúcio, começou o seu percurso na igreja no Coro Infantil, tendo criado vários grupos vocais, entre os quais Quarteto Heróis da Fé, Solos da Marcel Gospel e o Vocal Eyulo.

Em 2011, lança-se para uma carreira a solo, dois anos depois apresentou o single “Refúgio Seguro”, em 2013 e o lançamento do CD “Solos da Marcel Gospel”.