Sociedade
Enfermeiros roubam meios hospitalares e paralisam serviços sanitários em Malange
Todos os serviços do Hospital Municipal do Luquembo e dos 5 postos de saúde daquela circunscrição estão encerrados desde segunda-feira última, como resultado de um assalto alegadamente praticado por enfermeiros da instituição. Oito enfermeiros já foram detidos e estão a ser ouvidos pelo Ministério Público naquela cidade.
Falamos sobre o assunto com o Director Provincial da Saúde de Malanje, Avantino Sebastião que confirma o sucedido, mas garante que apesar do hospital em causa estar desfalcado em medicamentos e outros instrumentos, não está fechado, mas sim a trabalhar em 50 porcento.
Avantino Sebastião confirma também que cerca de metade dos quadros do hospital municipal está neste momento a contas com a justiça, porque a direcção que dirige tem provas suficientes que indicam que os mesmos estão envolvidos no descaminho de medicamentos e vários meios hospitalares. O responsável revela ainda que não foi possível fazer o enquadramento de novos técnicos de saúde, pelo que, o hospital municipal de Luquembo está a trabalhar nesta altura com apenas 3 médicos e um punhado de enfermeiros.
A situação não afecta os 5 postos médicos daquela zona que atendem diariamente um número de aproximadamente cerca de 200 pessoas, com enfermidades diversas.